Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rei na Bimby


Boas festas e boas entradas em 2016!

Espero que o vosso natal tenha sido maravilhoso, com muita saúde,  amor e alegria junto de quem mais amam.

Por aqui o natal foi muito bom. Foi passado junto da família, com muita alegria, surpresas e muitas coisinhas boas para comer.

Uma delas foi este  bolo rei. 

Foi a primeira vez que fiz bolo rei na bimby. Dá um pouco mais de trabalho do que o que costumo fazer na MFP, mas valeu a pena. Ficou muito saboroso e fofinho. 

A parte  mais "chata" é mesmo o levedar, pois na MFP, o programa de amassar leveda logo a massa, o que demora cerca de 2h o programa completo. Na bimby, como não é aquecida, leva mais tempo. Confesso que para conseguir que a massa levedasse, tive de retirar o copo, embrulhá-lo num cobertor e colocá-lo junto do aquecedor. Mesmo assim, levou cerca de 6h a levedar. 

Como eu costumo fazer sempre 2 bolos, digamos que me atrasou um pouco, mas no fim compensou :) 



Ingredientes:
450 g de farinha com fermento
70 g de açúcar
Casca de 1 laranja e de 1 limão
130 g de leite
70 g de margarina
3 gemas
11 g de fermento Fermipan (1 saqueta)
20 g de sumo de laranja
40 g de vinho do porto
1 pitada de sal
200 g de frutos secos  (pinhões, nozes, amêndoas)
100 g de passas de uva sem grainhas
100 g de frutas cristalizadas picadas
Fruta cristalizada inteira para decorar q.b.
1 gema para pincelar



Pese a farinha, peneire-a e reserve. 

Na bimby, com o copo bem seco, coloque o açúcar, a casca dos citrinos e pulverize 15 seg / Vel 9.

Adicione o leite, a manteiga e programe 30 seg / 37°/ Vel 6 e a seguir 30 seg / Vel 9.

Junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho e misture uns segundos na vel 3.

Com a bimby em funcionamento na vel 3, junte a farinha, a pouco e pouco, através do bocal da tampa e, no fim, uma pitada de sal. 

De seguida programe 3 min / vel espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a bimby,  polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade. 

Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o  volume baixe e programe 1 min / vel espiga. 

Junte as passas, os frutos secos e a fruta cristalizada picada e programe 30 seg / Vel espiga. 

Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola lisa. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque num tabuleiro untado com margarina e polvilhado de farinha. 

Pincele a massa com a gema de ovo, decore com fruta cristalizada inteira e alguns frutos secos. 

Aguarde que a massa dobre o volume. Por norma, nesta fase, eu coloco a massa no forno  pré aquecido a 50° durante 30 min. Passado esse tempo a massa já  duplicou e então aumento a temperatura para os 180ºC durante mais 30 min ou até o bolo estar cozido (fazer o teste do palito).

Entretanto, faça uma calda de açúcar, levando ao lume 1dl de água com 2 dl de açúcar, e quando ferver, desligue o lume e reserve.  

Quando o bolo estiver frio, pincele com a calda de açúcar para dar brilho e decore com açúcar em pó. 


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal No copo d