Avançar para o conteúdo principal

Bolo Pudim



Descobri esta receita no blog As Receitas lá de Casa e assim que a vi, pensei que teria de a experimentar. Fiquei curiosíssima com a particularidade em que o bolo "engole" o pudim e depois, como por artes mágicas, depois de tudo cozido, o bolo e o pudim estão separados como se tivessem sido feitos um de cada vez e colocado um em cima do outro. Na verdade, muitos dos convidados da festa pensaram que efectivamente tinha sido feito desta maneira. E ficaram admirados quando expliquei como realmente foi feito e eu continuo sem saber a explicação científica para isto acontecer.

Confesso que estava com algum receio que a coisa me saísse mal. Ainda mais porque era um bolo para a festa de aniversário da pequena e se corresse mal, já não havia volta a dar. Ainda apanhei um pequeno susto quando voltei a forma pela 1ª vez no prato - O bolo não saiu! - Depois com uma faca lá passei a toda a volta na forma e voltei a voltá-lo no prato e saiu perfeitinho. Fiquei tão contente, parecia uma criança depois de conseguir fazer alguma proeza nova :)


Ingredientes:

Bolo
3 ovos
1 chávena de chá de açucar
150g de manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
meia chávena de leite

Pudim
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

Caramelo em frasco





Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque um tabuleiro com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria - eu comprei 1 forma quadrada onde coloquei a água. Barre a forma redonda sem buraco com caramelo e reserve.



Bolo

Bata o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicione a manteiga derretida e mexa novamente. Junte a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bata bem. Deite na forma sobre o caramelo e reserve.


Pudim

Bata muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deite sobre a massa do bolo. A massa do bolo "engole" o pudim e este fica assim em contacto com o caramelo.
Leve ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora. Desenforme depois de arrefecer completamente para não quebrar. (Este foi o ultimo bolo que fiz na sexta feira já à noite e só o desenformei no sábado de manhã, por isso podem perceber o meu receio)

Comentários

  1. Adoooooro Bolo pudim (ou bolodim como chamamos aqui em casa)... Sem dúvida é uma Deliciosa receita… Aliás, como todas as que você posta em seu Blog :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto mas os meus costumam ficar bem feios,pois abatem.
    O teu ficou lindo e tão perfeito.
    Parece ter ficado uma delicia.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Já tenho feito algumas vezes esse bolo pudim e sai-me sempre bem :) Aliás tenho a receita no meu blog. Ainda hoje fico maravilhada e intrigada ao ver o pudim a ser "engolido" :)
    Esse também ficou muito bonito :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz, mas está em lista de espera para experimentar, pois tenho muita curiosidade também :)
    Ficou 5 estrelas o teu!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro CC, já fiz um para o Brisa Maritima e de facto parece magia ! :)
    Ficou lindo e com um aspecto bem guloso esse teu ! :)



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo e com um aspeto muito saboroso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Vi fazerem num programa de culinaria e achei girissimo! E parece delciioso

    ResponderEliminar
  8. Adoro, tb qd fiz a primeira ez fiquei desconfiada que ia dar desastre lol

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. uau mas que maravilha amei a receita esta divina aqui no brasil amamos este bolo pudim ..bjokas doces

    ResponderEliminar
  10. Esta sobremesa e mesmo surpreendente pela diferenca entre camadas que se cria durante o cozimento, mas tudo se explica pela gravidade. Fiquei a babar pelo aspecto lindo que o teu ficou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,