Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Noz Recheado



A minha 1ª experiência com pasta de açúcar. Não fui eu que a fiz, comprei numa loja especializada. Foi uma colega minha que me "apresentou" à pasta e à loja :)

O objectivo era perceber se era fácil de trabalhar e de moldar para depois fazer para as festas de aniversário. E não é difícil. Basta estende-la sobre uma película aderente com o rolo da massa até ter o tamanho desejado. E molda-se como se fosse plasticina. Agora só é preciso mais prática.

Não costumo fazer este bolo recheado e efectivamente não era necessário rechear, mas precisava de um pouco de creme no bolo para colar a pasta. A minha colega disse-me que bastaria pincelar o bolo com leite condensado. E eu pensei que já que vou abrir a lata porque não aproveitar e fazer um recheio. E não é que até ficou bem? 


INGREDIENTES:
Massa:
3 ovos inteiros
250 g de açúcar
250 g de farinha
1 dl de leite
1 c de sopa de manteiga
1 c chá de fermento
2 c sopa de canela em pó
1 cálice de vinho do Porto
Nozes a gosto (coloquei cerca de 150g)


Recheio:
1/2 lata de leite condensado
1 pacote de natas

Cobertura:
250 g de pasta de açúcar




Massa:
Bata os ovos inteiros com o açúcar muito bem. Junte o leite e a manteiga e misture.

Acrescente à farinha o fermento e a canela, e adicione esta mistura ao preparado anterior. Junte o vinho do Porto e por fim junte as nozes. 

Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 30m. Depois de cozido, desenforme e deixe arrefecer.

Recheio:
Bata as natas bem batidas e depois envolva o leite condensado.

Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio. Recheio com a maior parte do creme e volte a montar o bolo. Pincele o bolo com o restante recheio (a cobertura do bolo não deverá ser em grande quantidade, apenas o suficiente para fazer de "cola". Caso contrário a pasta de açúcar começa a absorver o creme).

Cobertura:
Estenda a pasta de açúcar sobre a película aderente com o rolo da massa até obter o tamanho desejado e cubra o bolo com a mesma. Pressione-a junto ao bolo e corte o excedente. Enfeite com pasta de açúcar de outra cor a gosto.

Comentários

  1. Gosto imenso de bolo de noz! O recheio deve ter dado um toque bem agradável! Nunca trabalhei com pasta de açúcar...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Ficou com um aspecto maravilhoso! E a 1ª experiência com pasta de açúcar resultou muito bem!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Humm... que aspecto delicioso tem esse lindo bolo !
    O recheio é excelente, leite condensado vem sempre a calhar ! :)

    Para primeira experiência acho que te saíste muitissimo bem, CC, continua pois com a práctica vais ver que vais fazer trabalhos belíssimos !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado também publiquei hoje um bolo de noz:P este teu bolinhos está com aspecto muito apetitoso:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito bonito e sim para mim com recheio.
    Gostei também da massa do bolo ter as nozes inteiras e vinho do porto.

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo e com certeza muito saboroso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ora nem mais!! Não é nenhum bicho de sete cabeças :) com pratica tudo se faz!!!
    Ficou bem apetitoso o bolinho :)
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolos com nozes e este ficou com um interior perfeito.
    Para primeira vez acho que esta otimo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá.
    Muito bom, gostei muito de tudo que vi por aqui, parabéns.
    Até mais

    ResponderEliminar
  10. Que tentação!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,